Brasil próximo de ser auto-suficiente em petróleo

Rio – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou ontem, ao discursar na solenidade em comemoração aos 50 anos da Petrobras, que até o final do seu mandato o País atingirá a auto-suficiência em petróleo. Até 2007, a estatal vai investir US$ 34,3 bilhões, sendo que 57% sairão do próprio caixa da Petrobras.

Lula destacou que os investimentos da estatal, que atualmente produz um pouco mais de 80% da demanda interna, vão se reverter em encomendas de navios, modernização de refinarias e dutos, novas petroquímicas, tecnologias de ponta e oportunidades de emprego e de negócios. O presidente fez questão de ressaltar que a Petrobras simboliza o orgulho nacional e parabenizou a geração que ousou tornar esse sonho realidade. “Não há nenhuma possibilidade de construir alguma coisa se não acreditarmos. Na história, todos os grandes feitos foram conseguidos porque alguns ousaram, foram presos e morreram”, lembrou o presidente.

Lula salientou, ainda, que “a luta pelo petróleo desencadeou um processo de industrialização que levou o Brasil a crescer com as maiores taxas do planeta durante cerca de 30 anos e hoje o Brasil produz mais de um milhão de barris por dia, é o maior produtor mundial em águas marítimas, com poços a 1.800 metros de profundidade e com competência para exploração a três mil metros de profundidade”.

Crachá

Ele recebeu do presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, um crachá da empresa por ter sido o primeiro presidente da República a comparecer ao Edifício-Sede (Edise), no centro da cidade. A distinção foi estendida à primeira-dama, Marisa Letícia, que acompanhava Lula na solenidade de comemoração dos 50 anos de criação da Petrobras. Ao iniciar seu discurso, Lula brincou com o presidente da Petrobras, a quem perguntou se com o crachá poderia passar no caixa para receber pagamento. E foi aplaudido durante 40 segundos pelos funcionários da empresa que participavam da cerimônia.

O presidente também estava acompanhado dos ministros da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, de Minas e Energia, Dilma Rousseff, das Comunicações, Miro Teixeira, das Cidades, Olívio Dutra, e da Assistência Social, Benedita da Silva. Parlamentares da bancada do Rio de Janeiro também participaram da cerimônia.

Reajuste

O diretor de Abastecimento da Petrobras Rogério Manso descartou ontem qualquer possibilidade de haver aumento no preço da gasolina por conta do corte de produção da Opep. Segundo ele, os preços estão sendo monitorados “bem de perto” pela Petrobras, e estão mantendo linearidade com o mercado internacional.

“Inclusão social é a nova causa do País”, diz Lula

Rio – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que a luta pela inclusão social é a nova causa que se impõe ao País. Segundo ele, a questão é tão desafiadora quanto a campanha dos anos 50 que criou a Petrobras e tão decisiva para o futuro do Brasil.

“Falo da luta por um desenvolvimento que faça da inclusão social o novo motor da economia brasileira, porque mais desumana que a sociedade pobre é a economia rica que nunca reparte”, destacou o presidente, ao discursar na solenidade em comemoração aos 50 anos da Petrobras, no edifício-sede da empresa, no centro do Rio.

Para o presidente, “a Petrobras é uma gigantesca prova de viabilidade do desenvolvimento brasileiro. Ela demonstra que, quando a vontade nacional se junta à determinação de um governo, o país supera seus limites e renova suas possibilidades”. No discurso, Lula afirmou estar convencido de que um povo que fez a Petrobras há meio século e Brasília há mais de 40 anos pode acabar com a fome e a miséria no século XXI.

“Pode erradicar o analfabetismo, pode unir-se aos demais países em desenvolvimento e ajudar a construir uma nova ordem internacional mais justa na repartição dos recursos, mais equilibrada na divisão do comércio mundial e, sobretudo, proporcionadora de paz”, afirmou Lula.

O presidente destacou também que a luta pela justiça social é o divisor de águas do desenvolvimento brasileiro no século XXI. “É a campanha do petróleo da nossa geração. Cabe-nos provar, também dessa vez, que quando o Brasil quer o Brasil pode”, disse.

Lula reafirmou que até o final do seu mandato o País atingirá a auto-suficiência em petróleo. Até 2007, a estatal vai investir US$ 34,3 bilhões, sendo que 57% sairão do próprio caixa da Petrobras. Lula destacou que os investimentos da estatal, que, atualmente, produz pouco mais de 80% da demanda interna, vão se reverter em encomendas de navios, modernização de refinarias e dutos, novas petroquímicas, tecnologias de ponta e oportunidades de emprego e de negócios.

No discurso, o presidente fez questão de ressaltar que a Petrobras simboliza o orgulho nacional e parabenizou a geração que ousou tornar esse sonho realidade. “Não há nenhuma possibilidade de construir alguma coisa se não acreditarmos. Na história, todos os grandes feitos foram conseguidos porque alguns ousaram, foram presos e morreram”, lembrou o presidente.

Voltar ao topo