Brasil pode repetir crescimento modesto de 2001, dizem analistas

O Brasil poderá fechar 2002 com crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) semelhante ao do ano passado (1,51%), quando o racionamento de energia, a crise da Argentina e a queda da atividade econômica mundial, principalmente após os ataques terroristas de 11 de setembro, comprometeram o desempenho da economia.

  A estimativa de repetição do desempenho econômico, baseada em projeções negativas para este segundo semestre, já é admitida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), fundação vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

  ?Ainda mantemos a projeção de crescimento do PIB em 2%, mas essa estimativa poderá ser revista para algo como 1,5%, conforme a divulgação dos próximos dados do IBGE sobre o desempenho da nossa economia no segundo trimestre?, adianta o diretor de Estudos Macroeconômicos do Ipea, Eustáquio Reis. Em 2000, o crescimento do PIB foi de 4,5%.

  Ao admitir nova mudanças nas estimativas, o Ipea reforça projeções já trabalhadas pelo mercado financeiro, indústria e comércio, numa reversão de expectativas econômicas, uma vez que, no início do ano, esperava-se um crescimento do PIB da ordem de 2,5% a 3% e, em avaliações recentes, como as do Banco Central (BC) e do Ministério da Fazenda, esse índice deverá ficar em menos de 2%.

Voltar ao topo