Brasil mantém tarifa para trigo importado de fora do Mercosul

Brasília – Os ministros que integram a Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiram nesta terça-feira (29) manter em 10% a Tarifa Externa Comum (TEC) sobre o trigo em grão importado de países de fora do Mercosul. A decisão foi tomada após o anúncio de que o governo argentino vai reabrir os registros de exportação do produto, que estavam suspensos desde dezembro.

A Argentina é o principal fornecedor de trigo do Brasil, responsável por cerca de 90% das importações do cereal. Após a suspensão dos registros de exportação naquele país, o governo brasileiro passou a estudar a redução tarifária, a fim de facilitar a entrada de trigo do Canadá e dos Estados Unidos e evitar desabastecimento do grão.

De acordo com informações da Secretaria de Agricultura do Ministério da Economia e Produção da Argentina, o país vai autorizar o registro de exportação de 2 milhões de toneladas de trigo nos próximos cinco meses. Não foi definida a quantidade a ser vendida ao Brasil.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse considerar o anúncio argentino como ?um dado positivo?. Ressalvou, porém, que o Brasil avaliará as novas condições antes de decidir sobre a redução tarifária para outros países.

?A nota do governo argentino é baseada em estimativas. É preciso comparar com as nossas estimativas de desabastecimento. Isso vai ser estudado?, adiantou.

?Vão ser examinados os estoques do produto. Por enquanto, nenhuma alteração vai ser feita. Como a Argentina informou que regularizou a exportação, provavelmente o Brasil comprará da Argentina e outras medidas não serão necessárias?, acrescentou a secretária-executiva da Camex, Lytha Spíndola.

De acordo com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, o Brasil não corre riscos imediatos de desabastecimento de trigo. Em 2006, o país produziu apenas 22% do total consumido.

A Camex é o órgão do governo responsável pelas políticas relativas ao comércio exterior e é composta pelos ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Casa Civil, Relações Exteriores, Fazenda, Planejamento, Agricultura e Desenvolvimento Agrário.

Voltar ao topo