Brasil está preparado para enfrentar possível recessão americana, diz Meirelles

Brasília – O Brasil está preparado para a possibilidade de uma recessão nos Estados Unidos, que afetaria a economia mundial, apesar dos indicadores econômicos.

?Não se sabe com certeza o que vai acontecer nos Estados Unidos, porque a economia americana de um lado ainda dá sinais de estar robusta, mas tem um problema de crédito muito sério que pode eventualmente gerar uma diminuição do ritmo de atividade à frente. Mas o importante para nós brasileiros é que o Brasil está muito melhor preparado para enfrentar esse tipo de situação e temos segurança de que o Brasil crescerá a taxas robustas no ano de 2008?, afirmou o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, hoje (20), durante audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Meirelles disse que se a recessão acontecer por ?aperto de crédito? haverá efeitos mundiais. Mas disse que o mundo hoje está menos dependente da economia americana, porque metade do crescimento do mundo já está na Ásia.

Segundo ele, 2008 será ?um ano novo para a economia brasileira muito feliz?. E citou que a taxa de desemprego está baixa e houve aumento da massa salarial, da renda e das vendas do varejo.

?O Brasil, pela primeira vez em muito tempo, de fato, tirou partido de condições internacionais favoráveis, fez o seu dever de casa, e hoje está crescendo sem a existência de desequilíbrios?.

Voltar ao topo