Brasil é pragmático na gestão do câmbio, diz Geithner

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, disse hoje, em São Paulo, que a decisão tomada pelo Brasil de implementar medidas para conter o pesado fluxo de entrada de investimento estrangeiro, que valorizou o real nos meses recentes, foram “pragmáticas”. “As autoridades formuladoras da política brasileira têm sido pragmáticas na gestão do problema do câmbio”, afirmou.

Geithner disse ainda que o Brasil tem a ganhar com políticas cambiais mais flexíveis, especialmente entre seus parceiros comerciais. “Isso pode ajudar o Brasil se algum dos outros grandes países parceiros comerciais tiver uma política de câmbio mais flexível”, afirmou. “Esta flexibilização está vindo. Irá ocorrer e queremos encorajá-la, mas encontra-se em um estágio muito inicial”, acrescentou.

Geithner notou que os controles de câmbio podem provocar desequilíbrios futuros, acrescentando que “não se pode fazer política econômica isoladamente”. O secretário do Tesouro dos EUA também convocou o Brasil a ajudar os EUA a retomar as negociações paralisadas de comércio global. As informações são da Dow Jones.