Brasil e Noruega buscam intensificar parcerias

Brasília 

– O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o rei Harald, da Noruega, sinalizaram, durante almoço em Brasília, a intenção de intensificar o comércio e os investimentos entre os dois países. Após afirmar seu desejo de ver a pauta comercial ampliar-se e se diversificar cada vez mais entre Brasil e Noruega, Lula ouviu de Harald a observação de que as empresas norueguesas “vêm demonstrando interesse cada vez maior em desenvolver atividades no Brasil”.

O presidente e Marisa Letícia, juntamente com o casal real, participaram de um concerto no Teatro Nacional, cuja renda será revertida para o Programa Fome Zero. O rei Harald reiterou que a democracia brasileira apresenta-se hoje forte e vital, observando que isso foi confirmado quando Lula venceu as eleições, no ano passado, com boa margem de votos. Lembrou que a economia do Brasil está ficando mais avançada e variada e que o País se encontra entre os maiores produtores e exportadores de produtos agrícolas, além de ter uma indústria tecnologicamente avançada e posição de destaque no âmbito da pesquisa e do desenvolvimento.

Boas relações

Disse que os dois países, ao longo de 36 anos que se passaram desde que seu pai fez uma visita oficial ao Brasil, os dois países mudaram e que essas mudanças não abalaram as boas relações bilaterais. Segundo ele, o desenvolvimento em várias áreas “proporcionou a base para uma cooperação ainda mais estreita e variada no âmbito do comércio e desenvolvimento econômico”. A última vez em que o Brasil recebeu uma visita de Estado do rei da Noruega foi em 1967, quando o trono era ocupado pelo rei Olaf pai de Harald, monarca.

Atualmente, o comércio bilateral representa um intercâmbio equivalente a US$ 385,5 milhões, ou apenas 0,7% dos mais de US$ 55 bilhões vendidos pelo Brasil no exterior anualmente. Uma grande delegação de empresários e autoridades governamentais acompanhou a visita oficial dos reis noruegueses Harald V e Sonja. O grupo, reunido no Palácio do Itamaraty durante toda a manhã, falou sobre o país do norte europeu e recebeu informações sobre negócios no Brasil.

Interesses comuns na produção de pescados

Brasília – Apesar de terem climas, geografias e necessidades diferentes, Brasil e Noruega têm um ponto em comum: a grande produção de pescados. A Noruega é o décimo maior produtor de pescado do mundo e tem o bacalhau mais famoso do planeta, tanto que 37% das compras brasileiras resumem-se apenas ao comércio desta espécie de peixe. Já o Brasil duplica a cada ano sua capacidade de produzir camarão e já exporta o produto. Além disso, tem uma incrível diversidade de espécies de água doce e marinhas.

Na busca da parceria norueguesa, o secretário de Aqüicultura e Pesca, ministro José Fritsch, mostrou as dificuldades dos pescadores brasileiros. “Ainda é difícil fazer o pescado chegar à mesa do consumidor final por questões logísticas”, disse.

Segundo Fritsch, na pesca oceânica, o Brasil tem grandes chances de crescimento. “Mas ainda não contamos com uma boa frota de barcos equipados para pesca de longas distâncias e em águas profundas, com mais de 150 metros”, apontou, anunciando, também, que o presidente Lula deve lançar em breve um projeto de financiamento para o setor da pesca direcionada aos pequenos produtores.

Svein Ludvigsen, ministro norueguês da Pesca, ouviu o colega e notou as oportunidades de negócios. “A Noruega acredita que a riqueza das nações aumenta quando há negócios livres de barreiras. Brasil e Noruega são países tão diferentes, e ao mesmo tempo riquíssimos em recursos naturais”, disse ele, para quem o Brasil é um bom lugar para se investir.

A delegação norueguesa visitou o litoral de Santa Catarina para conhecer mais sobre a pesca. Hoje, eles seguem para o Rio de Janeiro. O grupo também visitará o Paraná.

Compromisso com a paz é consenso entre os países

Brasília

– O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, durante almoço oferecido aos reis da Noruega, que os dois paises estão comprometidos com os valores democráticos, os direitos humanos, a justiça social, a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável. “Trabalhando junto com a comunidade internacional nestes temas, vamos poder responder ao maior desafio do nosso tempo: o combate à fome e à pobreza. Vejo com grande satisfação que esses problemas figuram em destaque na atuação externa de nossos países”, disse..

Segundo Lula, a Noruega tem contribuído, ao lado do Brasil, para o esforço mundial de combate à fome e à pobreza. “Tenho levado essa mensagem de solidariedade à comunidade internacional. Precisamos de aliados nesta campanha. Por suas melhores tradições, vemos a Noruega como parceiro natural nessa luta. Luta que não é apenas do Brasil, mas de toda a humanidade”, afirmou o presidente.

A promoção da paz também é, segundo Lula, uma prioridade dos dois paises. Lula classificou como valiosa a contribuição que a diplomacia da Noruega tem prestado à causa da solução pacífica dos conflitos. O presidente citou o seminário brasileiro-norueguês sobre paz, que o rei Harald V inaugurará ainda hoje, como exemplo do compromisso dos dois paises pela manutenção da paz e da segurança internacional.

O crescimento das relações econômicas entre Brasil e Noruega foi ressaltado pelo presidente como motivo de satisfação e otimismo.

Voltar ao topo