Brasil e Canadá fecham acordo para comércio de carne de aves

O ministro da Agricultura, Marcus Vinícius Pratini de Moraes, anunciou hoje (19) o acordo que institui equivalência sanitária para o comércio de carne fresca e congelada de aves de corte entre Brasil e Canadá. A partir de 1.º de agosto, os dois países passam a reconhecer mutuamente seus respectivos sistemas de inspeção de carne de frango e de peru, o que abre ambos os mercados para o comércio desses produtos.

De acordo com Pratini, o Brasil poderá embarcar entre 20 mil e 25 mil toneladas de peito de frango por ano para o Canadá, com receita de US$ 100 milhões no mínimo. A notícia sucede a da criação recente de barreira tarifária pela União Européia aos embarques de peito de frango salgado brasileiro  e tem um peso institucional. ?O acordo sanitário demonstra o extraordinário prestígio internacional do Brasil e pode facilitar novos acordos do gênero?, disse o ministro.

Poderão exportar cortes de aves para o Canadá as indústrias instaladas Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, que integram o Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA) e estão livres da doença de new-castle.

Voltar ao topo