Brasil e Argentina assinam acordo automotivo

Depois de idas e vindas, o Brasil e a Argentina decidiram assinar finalmente o acordo automotivo bilateral. Os dois países determinaram o prazo de 30 dias para definir uma metodologia de trabalho, que deverá incluir programas, prazos e a previsão da participação de todos os setores envolvidos, tanto público como privado, na cadeia produtiva do setor automobilístico.

Os dois governos decidiram que o Índice de Comércio Compensado (Flex) começará este ano com 2 pontos, chegando a 2,6 pontos em 2005. E, a partir de2006, o comércio de veículos será totalmente liberado. Isto significa que neste ano, por exemplo, a Argentina poderá exportar dois veículos para o Brasil e importar um das montadoras brasileiras.

Em relação ao conteúdo local argentino, foi definido um índice porcentual de 20% este ano, que será mantido em 2003, caindo para 10% em 2004, 5% em 2005, ficando zerado em 2006. Com isso, a Argentina poderá utilizar autopeças fabricadas na sua indústria com estes porcentuais. E, a partir de 2006, a indústria argentina terá de usar componentes regionais.

Voltar ao topo