Brasil cai em ranking global automotivo, diz consultoria

O Brasil caiu uma posição e ficou em sétimo lugar no ranking do desempenho global do setor automotivo em março. Divulgados na terça-feira pela JATO Consult, empresa de consultoria da JATO Dynamics, os dados apontam uma queda de 1,6% nas vendas de março, em relação ao mesmo mês de 2011.

O levantamento, que mostra dados de veículos vendidos mundialmente em 2012, indica que a China continua a encabeçar o ranking. O país asiático cresceu 2,3% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Na sequência, estão os Estados Unidos, com expansão de 12,7%, e o Japão, que teve crescimento de 72,2%. A quarta colocação ficou com a Grã-Bretanha, seguida por Alemanha, Índia, Brasil, Rússia, França e Canadá.

O mercado chinês, no acumulado do ano em comparação com o mesmo período de 2011, teve aumento de apenas 1,1% nas vendas. Enquanto isso, no mesmo comparativo, os EUA aumentaram 13,3% e o Japão cresceu 47,6%. Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio e os demais englobam carros e comerciais leves.

Ainda não saíram todos os números de vendas de veículos dos 15 maiores mercados mundiais, mas a empresa adiantou que a Itália chama a atenção com forte queda nas vendas, de 29,1% em março e 22,8% no acumulado do ano.

Marcas

Com relação às marcas, a Toyota mantém a liderança em vendas, com 30,6% de crescimento, se comparadas a março de 2011. A montadora tem a maior variação porcentual entre as dez maiores montadoras.

O segundo lugar fica com a Volkswagen, com aumento de 11,3%, seguido pela Ford, que teve queda de 2,7% em março deste ano. Destaque também para a Nissan, com elevação de 19,7% nas vendas, e para a Fiat, que apresentou queda de 13,1% no mês.