Brasil aceita explicação dos EUA

Brasília

(Das agências) – O ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, disse na noite de ontem, por meio de seus assessores no Itamaraty, que o governo brasileiro aceita os esclarecimentos dos Estados Unidos e considera superado o episódio causado pelo secretário do Tesouro, Paul O”Neill, reiterando seu desejo de que prevaleça a percepção correta da importância do relacionamento entre as duas maiores economias do continente americano.

A embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Donna Hrinak, que foi recebida por Lafer, relatou que lamenta o ocorrido quanto às declarações do secretário do Tesouro americano, Paul O?Neill, e concordou com Lafer quanto à necessidade de “Brasil e Estados Unidos trabalharem em sintonia, diante dos desafios do quadro econômico internacional”. “A embaixadora trouxe, oficialmente, ao conhecimento do governo brasileiro, as explicações dadas publicamente, pela Casa Branca e pelo Departamento do Tesouro, a respeito das declarações do secretário”, disse Lafer, segundo a assessoria. Ao receber a embaixadora, o governo brasileiro procurou encerrar o assunto.

A Casa Branca procurou ontem botar panos quentes no conflito diplomático entre os dois países, após as desastradas declarações do secretário do Tesouro, Paul O?Neill, que acusou de corrupção os países do Cone Sul, inclusive o Brasil. O?Neill disse textualmente que dirigentes destes países pegam dinheiro do FMI e depositam em contas particulares na Suiça. O governo norte-americano, através do porta-voz da Casa Branca, Ari Fleischer, falando em nome de todo governo, disse que os Estados Unidos mantém sua “confiança no Brasil” e expressou apoio a qualquer ajuda financeira internacional ao país. Fleischer procurou desfazer a sugestão de que o Brasil, assim como outros países da América Latina, desvia verbas obtidas junto ao FMI para paraísos fiscais.

Voltar ao topo