Bovespa sobe mais de 4%

São Paulo ( da redação) – O discurso ameno do presidente do Fed (Federal Reserve, banco central norte-americano), Ben Bernanke, e a melhora nos mercados internacionais anteontem impulsionaram a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) nesta sexta-feira. O resultado foi uma alta de 4,42%, para 34.398 pontos.

Ben Bernanke afirmou, no Clube de Economia de Chicago, que a inflação nos Estados Unidos é acompanhada de perto e que o impacto do aumento dos preços de energia tem sido limitado, o que demonstra a eficiência da política monetária adotada.

As declarações geraram mais otimismo entre os investidores. O índice Dow Jones, o principal do mercado de Nova York, subiu 1,83% ontem, na maior alta desde abril de 2005. A Nasdaq teve forte ganho, de 2,79%.

O mercado de câmbio brasileiro também repercutiu com atraso a melhora externa e o discurso do presidente do Fed. A divisa norte-americana fechou com queda de 1,54% nesta sexta-feira, a R$ 2,245 na venda, acumulando na semana desvalorização de 0,80%.

Voltar ao topo