Bovespa recua nesta sexta-feira, mas ganha 10% em setembro

Os investidores venderam ações nesta sexta-feira (28) na Bolsa de Valores de São Paulo para embolsar parte dos lucros, após cinco pregões seguidos de ganhos terem levado o Ibovespa, principal índice, ao recorde de 61.052 pontos, no fechamento da sessão de ontem.

O Ibovespa recuou nesta sexta-feira 0,96%, para os 60.465 pontos. Isso não impediu, contudo, que o índice acumulasse alta de 10,67% em setembro. No ano, os ganhos já chegam a 35,96%. Mesmo no terceiro trimestre, que foi marcado pelo impacto nas bolsas de valores mundiais provocado pela crise de crédito imobiliário norte-americano de risco, o saldo é positivo: elevação de 11 16%.

A queda desta sexta-feira, que chegou a ser de 1,58% no pior momento do dia, foi contida à tarde com as operações de "embelezamento de vitrine", que costumam acontecer em fim de mês e trimestre. A expressão é usada quando fundos de investimentos compram ativos com boa performance no mês para melhorarem o desempenho de suas carteiras no encerramento de resultados de determinado período.

2007

O ganho da Bovespa no ano, de quase 36%, foi superior ou equiparável ao dos principais mercados emergentes da Ásia. A Bolsa de Mumbai, na Índia, subiu 25,42%, enquanto a de Seul, 35 69%. Nada que se assemelhe, porém, ao ganho de 107,53% do índice Xangai Composto, na China.

Voltar ao topo