Bovespa poderá ter altas maiores

Rio – Após três anos de fortes perdas, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) acumula uma alta de 99,36% nos últimos 12 meses. Em meio ao clima de euforia dos investidores, os operadores já apelidaram o mercado de ações de Suíça brasileira. Analistas acreditam, porém, que a bolsa ainda tem amplo espaço para ganhos. A queda do risco-país, a participação em ações ainda pequena de alguns fundos de pensão, a melhora macroeconômica e a retomada do crescimento global fundamentam essa expectativa.

“A bolsa acumula uma alta de 90,87% em dólares este ano. Boa parte deste resultado deve-se à forte entrada de recursos estrangeiros, que trouxeram R$ 4,2 bilhões para a bolsa em 2003. Porém, muito do fluxo ainda está por vir. Os investidores de peso aguardam uma melhora na avaliação de risco do país para aplicar recursos a longo prazo”, avalia Felipe Cruz, gestor de renda variável da Mellon Global Investments.

Preço atraente

Christiani Reinaldim, analista-chefe de mercados da consultoria Global Invest, diz que as ações ainda estão com preço atraente para o investidor externo, que conta também com a estabilidade do câmbio.

Voltar ao topo