Bovespa lidera, de novo, os investimentos

Arquivo
Operadores na BM&F: ganha quem aposta no mercado acionário.

São Paulo – A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) liderou, pelo segundo mês consecutivo, o ranking dos melhores investimentos no País. Em abril, a rentabilidade da bolsa paulista atingiu 6,88% e elevou ainda mais o ganho de quem apostou no mercado acionário nos últimos anos. No período de 12 meses, a valorização atinge 21,29%. Em 2007, o retorno já está em 10,08%.

 O segundo lugar no ranking ficou com o ouro, que voltou a subir no mercado internacional por causa da desvalorização do dólar frente às principais moedas do mundo, explicou o administrador de investimentos, Fabio Colombo. O metal teve uma valorização de 3,91% no mês e recuperou o prejuízo de 1,54% registrado em março. ?Esse é um tipo de aplicação conservadora boa apenas para diversificação do portfólio?, destaca Colombo.

Os fundos de renda fixa, que refletem a taxa de juros do País, hoje em 12,5% ao ano, ocuparam a terceira colocação em abril, com um retorno líquido médio de 0,85%. Em seguida aparecem os CDBs, com aplicação acima de R$ 100 mil, cujo ganho ficou em 0,77%. Os investimentos em dólar ficaram na lanterninha do ranking, com prejuízo entre 2,22% (paralelo) e 1,21% (comercial). O administrador de investimentos Fabio Colombo alerta para o longo período de alta das bolsas mundiais. O Ibovespa, por exemplo, apresenta desde o final de 2002 valorização acumulada de cerca de 337% – números que exigem cuidado do investidor. ?A bolsa é uma oportunidade de investimento importante, mas o risco agora é maior por causa das altas consecutivas.? 

Voltar ao topo