Bovespa deve se recuperar da crise em duas semanas, prevê economista

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) deve se recuperar da crise financeira norte-americana dentro de duas semanas, afirmou nesta terça-feira (30) o presidente do Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro, João Paulo Almeida Guimarães, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

“Tenho a impressão de que num prazo mais longo, entre uma semana ou duas, ela [Bovespa] vai se recuperar, porque tudo isso foi só um susto que o Congresso americano deu na economia mundial, como esse susto vai ser só um susto, não vai ser uma coisa definitiva, ela vai se recuperar”, avaliou.

Na segunda-feira (29), a Câmara dos Estados Unidos rejeitou o pacote anticrise proposto pelo presidente George W. Bush, que previa ajuda de US$ 700 bilhões para os bancos norte-americanos. Para Guimarães, há chances de a decisão ser revertida.

“Duvido muito que não haja uma modificação dessa posição. Acho que isso vai ser revertido. O próprio [candidato republicano Presidência dos EUA] McCain, quando deu uma entrevista na televisão, deu a entender que seria revertido. Então, a coisa não vai ter essa gravidade que se apresenta porque vai ter uma reversão”.

Nesta terça a Bolsa de Valores de São Paulo abriu em alta de 1,89%. A Bolsa de Valores de Nova York também registrou alta na abertura do pregão.