Bonomi: autonomia do BC impede que políticos atrapalhem

O economista Marco Bonomo, professor do Insper e um dos assessores da campanha de Marina Silva (PSB) à Presidência, defendeu a autonomia formal do Banco Central, uma das bandeiras da candidata nesta eleição. Segundo ele, isso ajudaria a recuperar a credibilidade na política monetária brasileira.

“As metas de inflação são escolhidas pelo governo. Então, o Banco Central teria autonomia operacional para cumprir os objetivos que a sociedade escolheu. Isso é para impedir que políticos atrapalhem a missão do BC de controlar a inflação”, argumentou.

“Desde 1999, o Banco Central teve relativa autonomia até parte substancial do governo Lula, mas o governo recente mostrou que fez falta autonomia do BC”, alfinetou.

Mais tarde, o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, que participou do debate, dedicou algum tempo de seus comentários finais para criticar os comentários de Bonomo. “É uma apresentação ingênua dos prós e contras”, disse.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.