O presidente Jair Bolsonaro reforçou neste domingo, 26, sua intenção de transferir a embaixada brasileira em Israel de Tel Aviv para Jerusalém.

continua após a publicidade

“Eu acho que no próximo ano deveremos estar na posição para possivelmente transferir nossa embaixada para Jerusalém”, afirmou Bolsonaro em entrevista ao canal de televisão DD India. O presidente disse que tem conversado com líderes árabes sobre o assunto e que, até o momento, não houve nenhuma oposição à proposta. “Os Estados Unidos mudaram a embaixada para Jerusalém e não houve problema, e nós pretendemos fazer o mesmo, sem nenhuma atrito”, acrescentou.

Em resposta a uma pergunta sobre semelhanças entre o Brasil e a Índia, Bolsonaro lembrou que os dois países reivindicam uma vaga no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). “Acredito que Brasil e Índia ganharão muita visibilidade aos olhos do mundo se conseguirem assento no Conselho”, disse o presidente.

Bolsonaro também exaltou os 15 acordos bilaterais assinados entre Brasil e Índia, afirmou que tem muito em comum com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e declarou que os dois países trabalharão para fortalecer os laços comerciais. “Brasil e Índia é um casamento perfeito”, resumiu.

continua após a publicidade

O presidente disse, ainda, que seu governo defende o liberalismo na economia, mas reivindica “uma agenda conservadora nos costumes, valores e princípios”. Ele afirmou que o Brasil faz comércio “com o mundo todo” e que “os números na economia são excelentes”. “Não temos viés ideológico no comércio” declarou, ao citar parcerias com a China e com a Arábia Saudita.

Ao ser questionado sobre o alinhamento do país com o governo de Donald Trump nos Estados Unidos, especialmente no caso do assassinato do general iraniano Qassim Suleimani por uma operação americana no início de janeiro, Bolsonaro respondeu que o Brasil “repudia o terrorismo em todo lugar do mundo”. “Mas não queremos entrar nessa briga entre EUA e Irã e, claro, o comércio é muito importante para o Brasil”, ponderou.

continua após a publicidade

Sobre meio ambiente, Bolsonaro disse que “há um exagero enorme” sobre as ameaças das mudanças climáticas. Ele defendeu a política ambiental de seu governo e disse que precisa haver um equilíbrio entre preservação do meio ambiente e desenvolvimento econômico. “Devemos usar de forma racional as riquezas minerais que Deus nos deu”, declarou.

Bolsonaro está em visita oficial à Índia desde sexta-feira, 24.