As principais bolsas europeias fecharam majoritariamente em alta nesta segunda-feira, 22. Investidores aguardam pela reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) nesta quinta-feira e também monitoram sinais de progresso nas negociações comerciais entre Estados Unidos e China. O índice pan-europeu Stoxx 600 encerrou o primeiro pregão da semana em alta de 0,13%, a 387,74 pontos.

continua após a publicidade

Em meio à desaceleração do crescimento na zona do euro, baixas expectativas de inflação e aumento das incertezas, aumentam as pressões sobre o BCE para que coloque em prática a acomodação monetária que vem sinalizando nas últimas semanas. Para analistas, é pouco provável que haja cortes de juros já na reunião desta semana, mas o banco central deve preparar o terreno para uma redução ainda este ano.

“Esperamos que o BCE ajuste sua diretriz sobre os juros para incluir a possibilidade de taxas menores”, avalia o economista Oliver Rakau, da Oxford Economics, que prevê um corte de 10 pontos-base na taxa de juros em setembro. O analista sugere também a possibilidade de retomada do programa de relaxamento quantitativo (QE, na sigla em inglês) para evitar a desancoragem das expectativas de inflação. “No entanto, diversos representantes do BCE já questionaram se devem confiar demais na queda das projeções de inflação do mercado”, ressalta.

Além disso, o jornal de Hong Kong South China Morning Post informou que o secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, e o representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer, devem voltar à China na semana que vem para a primeira rodada de negociações desde o encontro do G20. A notícia ainda não foi confirmada pelo governo americano, mas contribui para renovar as esperanças do mercado pela retomada das tratativas comerciais entre as duas potências econômicas mundiais.

continua após a publicidade

Investidores também esperam pela divulgação, nesta semana, do índice de confiança do consumidor e dos índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) na zona do euro.

Em Londres, o índice FTSE 100 fechou com ligeiro ganho de 0,08%, aos 7.514,93 pontos. Foi feito o anúncio da criação de uma joint venture das empresas BP (+1,02%) e Bunge (+2,11%) para explorar bioenergia e açúcar no Brasil. O noticiário do Reino Unido repercutiu também a escalada de tensões com o Irã após a apreensão de um petroleiro britânico pelo país persa, e as expectativas para o próximo primeiro-ministro britânico, cujo nome deve ser anunciado nesta terça. O ex-prefeito de Londres e ex-secretário de Assuntos Externos Boris Johnson é favorito absoluto.

continua após a publicidade

Na bolsa de Frankfurt, o índice DAX avançou 0,24% para 12.289,40 pontos. O pregão alemão opera no aguardo de importantes indicadores econômicos que serão divulgados nesta semana, como os PMIs industrial e de serviços e índice ifo de condições empresariais.

O índice CAC 40, da bolsa de Paris, ganhou 0,26%, a 5.567,02 pontos, enquanto o índice FTSE MIB, da bolsa de Milão, fechou em alta de 0,44%, a 21.735,70 pontos.

No pregão de Madri, o índice Ibex 35 recuou 0,08% para 9.163,50 pontos, com três dos maiores bancos da Espanha, Bankia (-4,05%), Bankinter (-3,90%) e Banco de Sabadell (-3,70%) liderando perdas no Stoxx 600. Já a bolsa de Lisboa registrou baixa de 0,40% do índice PSI 20, a 5.181,38 pontos.