As bolsas da Ásia fecharam sem direção única o pregão desta segunda-feira, 30, à medida que investidores esperam sinalizações sobre a possível assinatura de um acordo comercial entre Estados Unidos e China e mantêm a Coreia do Norte no radar, às vésperas do feriado de Ano Novo.

continua após a publicidade

Na China, a Bolsa de Xangai fechou em alta de 1,16%, em 3.040,02 pontos. O índice menos abrangente Shenzhen registrou ganho de 0,92%, a 1.713,51 pontos. Em Tóquio, o índice Nikkei caiu 0,76%, a 23.656,62 pontos.

Em uma reunião do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, pediu que seus militares e diplomatas preparem “medidas ofensivas” não especificadas para proteger a segurança e a soberania do país, informou a mídia estatal nesta segunda.

Kim estabeleceu como prazo o final de ano para que os EUA façam concessões nas negociações nucleares. A reunião do Comitê Central do partido norte-coreano, que começou no sábado, 28, é observada de perto em meio a preocupações de que Pyongyang possa suspender suas negociações nucleares com Washington e adotar uma abordagem mais conflituosa.

continua após a publicidade

Investidores estão atentos, ainda, a possíveis sinalizações sobre o acordo inicial firmado neste mês entre EUA e China, que poderia ser assinado em janeiro. Embora ainda existam incertezas, o mercado se prepara para fechar um ano de fortes ganhos nesta semana.

“O principal fator continua sendo uma aparente iminente assinatura do acordo comercial EUA-China ‘fase 1’ em janeiro e o consequente impulso ao crescimento mundial que deve seguir. Se esse crescimento vai se concretizar ou não, será uma história para outro dia”, avalia Jeffrey Halley, da Oanda Corporation.

continua após a publicidade

Na Coreia do Sul, o índice Kospi recuou 0,30%, a 2.197,67 pontos. Já em Taiwan, o índice Taiex cedeu 0,32%, para 12.053,37 pontos, enquanto, na Oceania, o índice S&P/ASX 200 registrou queda de 0,25%, a 6.804,90 pontos.

*Com informações da Dow Jones Newswires