Os proprietários de veículos automotores registrados no Paraná voltarão a receber em suas casas, neste ano, o boleto para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

O envio dos boletos, que foi suspenso em 2010, será retomado em 2011 por determinação do governador Beto Richa, em cumprimento à lei n.º 16.735, de dezembro de 2010.

O Paraná tem uma das menores alíquotas de IPVA, de 2,5% sobre o valor de mercado do veículo. Em São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, a alíquota é de 4%.

Os boletos serão entregues pelos Correios em fevereiro, mas os contribuintes que desejarem pagar o imposto antes, integral ou parcialmente, podem imprimir a ficha de compensação no site www.fazenda.pr.gov.br, e fazer o pagamento em qualquer banco ou, com a apresentação do número do Renavam, no Banco do Brasil.

O calendário do IPVA prevê bonificação de 5% para pagamentos à vista. Para os contribuintes que optarem pelo pagamento parcelado, a primeira parcela deve ser paga em março.