O presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), Haruhiko Kuroda, reiterou hoje que o BC japonês está disposto a voltar a agir, mas não deu indicações aos mercados sobre se a instituição pretende ou não relaxar ainda mais sua política monetária no curto prazo.

continua após a publicidade

“O banco fará os ajustes necessários na política monetária, enquanto examina tanto os riscos positivos quanto os negativos na economia e nos preços”, disse Kuroda em discurso.

Kuroda declarou ainda que a expectativa é que os preços no Japão subam em direção à meta de inflação do BoJ, estipulada em 2%, assim que for superado o impacto da queda nos preços do petróleo.

Apesar da especulação crescente nos mercados financeiros de que o BoJ poderá adotar novas medidas de estímulos já no próximo mês, Kuroda não ofereceu quaisquer sinais do que a instituição planeja fazer.

continua após a publicidade

Em reunião nesta semana, o BoJ manteve sua política monetária inalterada, mas apresentou uma visão menos otimista da economia japonesa, uma vez que a desaceleração de países emergentes afeta as exportações e a produção industrial do Japão.

O BoJ também previu que a produção industrial japonesa provavelmente ficará estável no período entre julho e setembro. Fonte: Dow Jones Newswires.

continua após a publicidade