O pagamento de dívidas dos consumidores brasileiros caiu 3% em 2014 na comparação com 2013, mostra o indicador de recuperação de crédito do consumidor, obtido pela Boa Vista SCPC a partir da quantidade de registros de inadimplência excluídos.

Segundo a empresa, esse é o pior resultado anual da série histórica, que começou em 2006. Apenas em dezembro do ano passado, o indicador caiu 5,9% ante novembro e 1,9% em relação ao mesmo mês de 2013, ano em que o pagamento de dívidas fechou com alta de 3,4%.

Entre as regiões do Brasil, apenas no Centro-Oeste e Sul houve alta do pagamento de dívidas dos consumidores: 3% e 2,3%, respectivamente. Entre as quedas, a mais expressiva ocorreu no Sudeste (-5,1%), seguida pelas regiões Norte (-3,3%) e Nordeste (- 3,0%).

A Boa Vista SCPC afirma que a queda do indicador já era esperada e foi causada principalmente pelo aperto no ritmo de crescimento da concessão de crédito e pela estabilidade da inadimplência ao longo do ano passado.

Varejo

Quando considerada apenas o setor varejista, a Boa Vista SCPC afirma que o indicador de recuperação do crédito caiu 16,8%. Em dezembro, essa queda foi de 4,5% em relação a novembro e de 16,5% na comparação com o mesmo mês de 2013.