Boa Vista: índice de recuperação de crédito cai em maio

O indicador de recuperação de crédito apurado pela Boa Vista SCPC, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito, caiu 5,8% em maio ante abril, descontados os efeitos sazonais. Para a realização do indicador, a instituição considera a quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes. Na comparação de maio com igual mês do ano passado, foi apurada queda de 6,5%. No acumulado de janeiro a maio, ante mesmo período de 2013, o indicador caiu 1,1%.

Em 12 meses, o indicador registrou alta de 1,0%, em tendência de desaceleração. O período considerado nesta leitura vai de junho de 2013 a maio de 2014, na comparação de junho de 2012 a maio de 2013. Em abril, a alta na leitura dos 12 meses foi de 1,9%.

“Desde o ano passado, o indicador de recuperação de crédito segue em desaceleração”, dizem economistas da Boa Vista, em nota. Eles apontam que o indicador é condizente com a conjuntura econômica de desaquecimento do mercado de trabalho, queda recente da taxa de inadimplência e menor concessão de crédito.

Todas as regiões registraram variação negativa no indicador de recuperação de crédito em maio ante abril. Sudeste registrou queda de 6,6%, seguido de Nordeste (-5,0%), Sul (-4,8%), Centro-Oeste e Norte (ambas com -4,3%).

Varejo

Considerando apenas a recuperação de crédito no varejo, o indicador registrou queda de 6,2% em maio contra abril. Nos 12 meses, a queda foi de 9,1% em maio. Já no acumulado do ano, o indicador de recuperação de crédito no varejo caiu 16,9% e, em maio contra o mesmo mês de 2013, foi apurada queda de 21,6%.

Voltar ao topo