Boa época para procurar emprego na capital

O ano está começando e tem muita gente com vontade de trabalhar. As Agências do Trabalhador registraram, ontem, em Curitiba, movimento bem superior ao de dias normais. De 1.300 subiu para dois mil o número de atendimentos só na agencia central. Segundo a gerente Elaine Anderle, isto aconteceu porque muita gente esperou passar as festas de fim de ano para procurar emprego. Segundo ela, esta é mesmo a melhor época do ano para conseguir uma vaga. Existem muitas oportunidades e a concorrência diminui porque muita gente vai fazer bicos no litoral até o fim do verão.

Em Curitiba estavam sendo oferecidas 700 vagas, ontem. No entanto, nem todas são preenchidas, devido à falta de qualificação da maioria da população. Grande parte dos postos de trabalho pede pessoas com ensino médio completo, seis meses de experiência e com algum curso de qualificação, como informática. ?Quanto mais qualificado, maior são as chances?, fala Elaine, embora também sejam oferecidas vagas para pessoas com escolaridade menor.

O percentual de preenchimento das vagas também mostra que a falta de qualificação é um grande problemas. Das 3.500 vagas que aparecem todos os meses na capital, apenas cerca de 30% são preenchidas, pouco mais de mil. A agência também oferece vagas para quem tem curso superior, embora em número bem menor. Ontem haviam três oportunidades: assistente administrativo, engenheiro de controle de qualidade e gerente de finanças.

Luiz Alfredo, 54 anos, resolveu procurar uma agência do trabalhador depois de cinco meses desempregado. Ele tentou outros caminhos, mas não conseguiu nada. ?Não consegui devido à idade. Agora tenho esperança de encontrar algo?, falou. Carmélia Maria Paterno, 37 anos, teve mais sorte. Ela está desempregada há duas semanas e ontem mesmo foi encaminhada para uma vaga de operadora de caixa. ?Tenho esperança que dê certo. Já conseguiu três empregos através da agência. Moro sozinha e não tenho ninguém para me ajudar?, falou.

Em todo o Estado existem 245 postos de atendimento. No ano passado 159 mil pessoas conseguiram uma colocação no mercado de trabalho. Em Curitiba foram cerca de 14,5 mil. Elaine diz que estes dados são melhores do que os de 2006, quando 11.300 pessoas conseguiram emprego em Curitiba. Segundo ela, a explicação para isto é a informatização do serviço feita em março do ano passado, aumentando a clientela.

Voltar ao topo