BNDES vai financiar projeto da Sanepar

Foto: Chuniti Kawamura

Aqüífero abrange vasta região do Sudeste brasileiro.

Rio – A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou ontem financiamento no valor de R$ 11,1 milhões à Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). O projeto, incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), prevê a perfuração de poços no Aqüífero Guarani e sua operacionalização para abastecimento das cidades de Candói, Jardim Alegre/Vaiporã (sistema integrado) e Laranjeiras do Sul.

De acordo com a nota divulgada pela assessoria de imprensa do Banco, serão também implantadas estações elevatórias, reservatórios e instalações elétricas. A ampliação do sistema de fornecimento de água nessas cidades beneficiará aproximadamente 70 mil pessoas.

O investimento total é de R$ 13,9 milhões, dos quais o BNDES financiará 80%. O índice de atendimento com água tratada, na área de abrangência da Sanepar, está em 98,7% do total da população urbana, ao mesmo tempo em que a cobertura da coleta de esgoto chega aos 47,7%. A empresa tem como meta atender 100% da população urbana com água tratada, bem como levar serviços de coleta e tratamento de esgoto a 80% deste universo nas cidades com população superior a 50 mil habitantes, até o ano de 2010. Nas cidades com população entre 5 mil e 50 mil habitantes, o índice previsto para o mesmo período é de 65%.

Voltar ao topo