O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta segunda-feira, 01, a liberação de um empréstimo-ponte no valor de R$ 965,75 milhões para a concessionária da BR-040 no trecho entre Juiz de Fora (MG) e Brasília. Trata-se da última das cinco concessionárias vencedoras dos leilões de rodovias do ano passado a obter os recursos.

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Segundo o BNDES, os recursos do empréstimo-ponte serão utilizados na realização de investimentos previstos para os dois primeiros anos do contrato de concessão, representando 69% dos gastos iniciais e 18% do total previsto no projeto completo apresentado ao banco.

O trecho concedido da BR-040 possui 936,8 quilômetros, dos quais 714,5 quilômetros terão de ser duplicados em cinco anos. As obras foram iniciadas em 9 de julho deste ano, segundo a concessionária Via 040. A empresa pertence à Invepar, formada pelos fundos de pensão Previ (funcionários do Banco do Brasil), Funcef (Caixa Econômica Federal) e Petros (Petrobras) e pela construtora OAS. Procurada, a Invepar afirmou que não comentaria o anúncio.

O empréstimo-ponte é um crédito de curto prazo, concedido para arcar com investimentos enquanto o banco analisa o financiamento de longo prazo. Segundo Marcos Brito, gerente do Departamento de Logística (Delog) do BNDES e responsável pela operação, a análise deve ser concluída até o fim de 2015. “O valor final do financiamento será fechado no segundo semestre do ano que vem”, disse Brito.

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Em setembro do ano passado, quando anunciou as condições de financiamento aos projetos vencedores, o BNDES informou que o empréstimo-ponte corresponderia a até 30% do valor do empréstimo de longo prazo. Caso essa fatia se confirme, o BNDES poderá aportar até R$ 3,2 bilhões para os investimentos dos próximos cinco anos. O total financiado pelo banco estatal não pode ultrapassar 70% dos investimentos obrigatórios previstos no plano de negócios da concessionária.

As condições de pagamento do empréstimo são as mesmas estabelecidas pelo banco estatal para as demais concessões: Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP, hoje em 5%) mais 2% ao ano. O prazo total será de 25 anos, com cinco de carência e 20 de amortização.

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Nos 30 anos de concessão, a Invepar terá de investir R$ 7,92 bilhões na rodovia, mas a Invepar não detalha quanto desse montante será desembolsado nos primeiros cinco anos. A concessão da rodovia faz parte do Programa de Investimentos em Logística (PIL), anunciado em 2012 pelo governo federal.