BNDES lança plano de R$ 4 bi para petróleo e gás

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou hoje em comunicado o lançamento de um novo programa voltado para fornecedores do setor de petróleo e gás natural. O Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores de Bens e Serviços relacionados ao setor de Petróleo e Gás Natural (BNDES P&G) integra o Plano Brasil Maior, anunciado ontem pelo governo, e tem orçamento de R$ 4 bilhões, com vigência até 31 de dezembro de 2015.

Segundo o banco, o programa buscará soluções para entraves à competitividade e ao desenvolvimento do setor, como dificuldade de acesso ao crédito; elevado custo de capital; e acesso à tecnologia de ponta.

O BNDES informou que, além de oferecer taxas de juros variando de 4,5% ao ano, para inovação, até 11,04%, para o financiamento a capital de giro, nas operações diretas, o programa flexibiliza condições de acesso ao crédito para as micro, pequenas e médias empresas. As empresas de menor porte representam aproximadamente 85% das empresas da cadeia de fornecedores de P&G no País, de acordo com cálculos do banco.

Ainda de acordo com o BNDES, o programa poderá atuar com financiamentos, nas modalidades direta, indireta (por meio de agentes financeiros) ou mista, e com instrumentos de renda variável, que envolvem participação acionária. Mais informações podem ser encontradas no site www.bndes.gov.br/apoio/bndes_pg.html.

Voltar ao topo