BNDES apoiará empresa brasileira no exterior

Rio – O governo prepara um programa especial de apoio à expansão de empresas brasileiras no exterior. O assunto vem sendo tratado na área técnica do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para depois ser encaminhada à diretoria da instituição para aprovação. Já está definido que o programa será direcionado prioritariamente para atender empresas brasileiras, deixando de fora as corporações estrangeiras.

“Não tem sentido apoiar uma empresa transnacional porque ela já é internacionalizada. A questão não é de discriminação ou não. É o fato”, afirmou o assessor da diretoria do BNDES, Luiz Carlos Prado, que participou do evento Internacionalização de Empresas Brasileiras, do Ibmec, ontem, no Rio.

O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Márcio Fortes de Almeida, confirmou que o apoio faz parte das diretrizes do banco. “É importante, o presidente quer. Aagora é encontrar as formas de operacionalizar isso”, comentou Fortes, referindo-se ao comentário feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva sexta-feira em Portugal.

Durante seminário na Associação Industrial Portuguesa (AIP), Lula citou a perspectiva de as companhias do Brasil investirem no exterior. “Está na hora de os empresários brasileiros deixarem de ter medo de virar empresários multinacionais”, disse.

O assessor do BNDES ressalta que há detalhes jurídicos para resolver, além da definição do desenho financeiro e do processo de organização do programa.

Voltar ao topo