BNDES apóia confecções de Cianorte

Técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) visitaram o município de Cianorte, no Noroeste do Paraná, para conhecer as indústrias que formam o pólo de confecção e definir apoio ao setor.

O objetivo foi conhecer melhor a realidade do setor e as necessidades dos empresários para expansão do pólo e qualificação de mão-de-obra. Além de representantes do governo do Paraná, acompanharam os técnicos intgrantes da Associação dos Lojistas Atacadistas de Moda (Asamoda).

Cianorte e região abrigam quase 350 empresas do setor de confecção que se constituem num dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) prospectados no Paraná pela Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral. O segmento emprega 12 mil pessoas na região.

Apresentação

O APL de Cianorte foi apresentado pela secretária do Planejamento, Eleonora Bonato Fruet, ao presidente do BNDES, Carlos Lessa, no final de março e despertou o interesse do dirigente, uma vez que uma das prioridades da instituição é justamente o incentivo aos arranjos produtivos.

Além de técnicos da Secretaria do Planejamento, acompanharam os representantes do BNDES técnicos da Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, do BRDE e da Agência de Fomento do Estado.

Uma nova reunião foi marcada para o próximo dia 13 de maio, na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, onde serão apresentados projetos de financiamento para o APL de Cianorte.

Arranjos

Os Arranjos Produtivos Locais são concentrações regionais de empresas e instituições de apoio, especializadas em determinado setor de produção e que cooperam entre si. Em geral, a implantação de um sistema local de produção começa pelo mapeamento das diversas regiões e a conseqüente identificação de suas vocações produtivas.

Isso é feito com base em dados como emprego, número de estabelecimentos comerciais, distribuição de emprego por grau de instrução, etc. A partir dessas informações, é possível concentrar outras atividades produtivas relacionadas à atividade principal na mesma região, com incentivos diversos.

Voltar ao topo