Telemarketing

Bloqueio de ligações de telemarketing já passa de 20 mil

Desde o dia 1.º de setembro até as 9h30 de ontem, o Procon-PR efetuou 20.430 cadastros na lista de consumidores que optaram pelo bloqueio de ligações de telemarketing.

Na lista já estão cadastradas 37.227 linhas telefônicas fixas e móveis, para as quais ficam impedidas as ligações de caráter publicitário e promocional de produtos e serviços.

Segundo o Procon-PR, quase 90% dos cadastros estão sendo feitos pela internet, o que totaliza 18.915 registros; outros 1.402 cadastros foram efetivados via telefone e 113 foram realizados pessoalmente.

De acordo com a coordenadora do Procon-PR, Ivanira Gavião Pinheiro, o volume registrado até agora está de acordo com as expectativas iniciais do órgão. No entanto, ela afirma que a tendência é que este volume apresente um aumento nas próximas semanas. “Em época de final de ano, as ações de marketing, entre elas o telemarketing, aumentam. Isso deve motivar o consumidor a fazer o cadastro”, diz Ivanira.

Segundo a coordenadora do Procon-PR, no entanto, ainda não foi possível verificar se as empresas já se adequaram ao cadastro e se há infrações, uma vez que estas têm 30 dias para, a partir do número da linha telefônica inserida no cadastro, atualizar seus dados e atender à determinação da Lei 16.135/2009, que instituiu o bloqueio de ligações no Paraná.

Caso o consumidor receba ligações após o prazo de 30 dias do cadastro, este deverá registrar pessoalmente sua reclamação junto ao Procon-PR, informando dia e hora, nome do atendente e da empresa.

O cadastro para o bloqueio pode ser feito pelo fone 0800-411512, no site www.procon.pr.gov.br ou na sede do Procon, na Alameda Cabral, 184, em Curitiba. Ivanira ressalta que o cadastro é gratuito.