A proximidade da Black Friday, evento promocional que acontece na sexta-feira, 24, elevou a intenção dos consumidores de comprarem em diferentes categorias de produto, de acordo com levantamento feito pelo Google. A maior avanço ocorre na categoria de moda.

continua após a publicidade

Enquanto na média do ano a intenção de compra de itens de moda atingia 38%, na última semana esse porcentual subiu para 47%, de acordo com a pesquisa. As roupas femininas atingem 55% de intenção de compra, enquanto os sapatos têm 48% e as roupas masculinas, 46%.

continua após a publicidade

A pesquisa entrevistou 400 internautas para cada categoria. Esta semana trouxe um pico no desejo de comprar para todas as categorias, em 27 produtos acompanhados semanalmente pelo Google.

continua após a publicidade

Em produtos de beleza e de esporte, a diferença entre o porcentual de pessoas que queriam comprar na média do ano e as que já desejavam consumir produtos esta semana é de 6 pontos porcentuais. Nos itens de esporte, a intenção de compra saiu de 28% para 34% enquanto em beleza a intenção subiu de 36% para 42%.

Para itens eletrônicos, a média de intenção de compra no ano era de 23% e passou a 27% na última semana. O destaque são os smartphones, que saíram de 23% de intenção de compra para 33%.

Os eletrodomésticos atingiram intenção de compra de 24% nesta semana, saindo de uma média anual de 20%. Já os móveis tiveram porcentual de 25% de intenção de compra, ante 24% na média anual.