Biodiesel exigiu antecipar investimentos

Rio (ABr) – Para antecipar a estratégia de adição do biodiesel ao diesel, a BR Distribuidora investiu cerca de R$ 20 milhões na estrutura logística de distribuição, com instalação de tanques, ampliação e adaptação de dutos de escoamento e de válvulas de compressão nos postos de derivados.

Embora mais caro do que o diesel combustível, o biodiesel não implicará aumento de preços para o consumidor final. ?Nos leilões que a ANP (Agência Nacional do Petróleo) vem realizando, definimos um mix de custos, de modo que o consumidor não seja prejudicado no preço final ao abastecer seu veículo?, disse a presidente da BR, Maria das Graças Foster.

Atualmente, a BR tem em estoque 240 mil litros de biocombustível, adquiridos nos dois leilões realizados pela ANP e que tiveram na Petrobras o único comprador. Em junho, a ANP ofertará mais 400 milhões de litros e a expectativa é que mais empresas distribuidoras se proponham a comprar o produto.

Segundo Maria das Graças, o biodiesel já é uma realidade no País, uma vez que sua presença na matriz energética contribuirá para a redução das importações de óleo diesel, pois o Brasil não produz o suficiente para atender a demanda interna. ?É fundamental a presença do biodiesel na nossa matriz energética. Somos importadores de diesel derivado do petróleo e ter o biodiesel produzido da mamona, soja, palma ou do girassol é uma vantagem competitiva muito grande para o Brasil. Conhecido no País há muito tempo, o biodiesel hoje é, sem dúvida, uma realidade enquanto alternativa energética?, afirmou.

De acordo com Maria das Graças, a BR Distribuidora, busca o biodiesel ?lá do produtor?, leva para suas bases e mistura. ?Hoje nós já temos mais de 200 postos, no Brasil, com biodiesel. Em mais algumas semanas, chegaremos a 500 postos em condições normais de suprimento. Estamos nos antecipando a uma obrigação legal da adição de 2% de biodiesel ao diesel a partir de 1.º de janeiro de 2008?, disse ela.

Revenda

O biodiesel da Petrobras já está à venda em mais de 200 postos de 14 estados da Federação. Na próxima terça-feira (30), a adição estará presente em postos de mais quatro estados, além do Distrito Federal.

Voltar ao topo