BID aprova plano para Turismo em Foz do Iguaçu

O Plano de Desenvolvimento Integrado de Turismo Sustentável da Área Prioritária (PDTIS) para Foz do Iguaçu foi aprovado pelos técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A aprovação ocorreu após uma semana de análise dos projetos turísticos previstos para o município na primeira etapa do financiamento do Programa de Desenvolvimento do Turismo do Sul (Prodetur/Sul).

Dentre as obras consideradas prioritárias em Foz do Iguaçu estão o Marco das Três Fronteiras, o Centro de Recepção Turística, a reforma na Ponte da Amizade, a revitalização das avenidas Brasil, JK e Jorge Schimmelpfeng, a conclusão do Centro de Convenções e a melhoria do acesso ao Refúgio Biológico de Itaipu.

O programa prevê investimentos de US$ 330 milhões de dólares para o Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Segundo o secretário Estadual de Turismo, Cláudio Roarato, além de analisar o plano para a região da Costa Oeste, os técnicos também buscam informações sobre investimentos do setor privado nos projetos turísticos previstos para a região.

Emprego

Para o consultor do BID, Francisco Monastério, o contato com a iniciativa privada é importante porque vem ao encontro dos objetivos do Prodetur. “O programa também visa gerar emprego e renda, proporcionando melhor qualidade de vida para a população dos municípios beneficiados”, disse Monastério.

O consultor ressaltou também que o financiamento só será viabilizado a partir do momento em que houver sintonia entre os setores público e privado. “Foz do Iguaçu é um ótimo destino turístico, mas precisamos fazer um esforço de venda para aumentar a demanda turística no município.”

Sul

Além de Foz do Iguaçu, primeira região do Paraná beneficiada com o financiamento do Prodetur/Sul, os técnicos também passaram ta semana analisando os projetos dos demais Estados do sul. De acordo com o chefe da missão orientadora, Arthur Darling, assim que for concluída a aprovação individual dos projetos, os recursos serão liberados. “A liberação deve ocorrer ainda este ano”, ressaltou.

O secretário Cláudio Rorato destacou que a parceria com a iniciativa privada é necessária para a consolidação dos produtos turísticos ofertados, uma vez que o Prodetur investirá na infra-estrutura básica. “Caberá à iniciativa privada a responsabilidade pela comercialização e divulgação desses produtos”, informa.

Voltar ao topo