O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano), Ben Bernanke, reiterou sua análise “cautelosamente otimista” de que a recessão está acabando, mas que a recuperação da crise global será muito gradual. Ele afirmou que, tecnicamente falando, a recessão provavelmente acabou. “Após se contrair drasticamente no último ano, a atividade econômica parece estar se nivelando, tanto nos Estados Unidos quanto no exterior, e as perspectivas de um retorno ao crescimento no curto prazo parecem boas”, disse, em discurso idêntico ao apresentado na conferência em Jackson Hole, em Wyoming, no fim do agosto.

continua após a publicidade

Falando em conferência financeira na Brookings Institution, ele acrescentou que persistem tensões nos mercados financeiros e que o crédito continua apertado. “Por causa destes e de outros fatores, a recuperação econômica provavelmente será lenta no início, com o desemprego declinando apenas gradualmente dos níveis elevados”, disse.

Bernanke também defendeu as ações extraordinárias do Fed para conter a crise. Por causa dos esforços coordenados entre os líderes internacionais, a economia global melhorou muito na comparação com o ano passado, quando o colapso do Lehman Brothers desencadeou pânico nos mercados globais, disse. Ele acrescentou que sem esta resposta forte, a recessão global provavelmente teria sido muito pior. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade