Bernanke: reguladores avaliam riscos do mercado

O presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, afirmou em um discurso preparado para uma audiência amanhã no Senado que os reguladores estão indo além das mudanças propostas na lei de reforma do sistema financeiro e avaliam outros potenciais riscos existentes, estudando inclusive o mercado de recompra de três partes e os fundos mútuos para os mercados monetários.

“Os reguladores foram intimados a não apenas procurar por riscos financeiros, mas a tentar identificar fraquezas estruturais ou brechas no sistema regulatório, contribuindo para que a estrutura regulatória siga o ritmo da inovação financeira e de outros acontecimentos do mercado”, disse o presidente do Fed.

Um grupo liderado pelo Departamento do Tesouro dos EUA recomendou no ano passado a adoção de medidas adicionais para reduzir os riscos da indústria de fundos monetários, que gira cerca de US$ 3 trilhões, depois de os investidores terem fugido de fundos desse setor no final de 2008 por causa da crise financeira.

O recém-criado Conselho de Supervisão e Estabilidade Financeira dos EUA, composto essencialmente por reguladores do sistema financeiro do país, estuda algumas das várias opções apresentadas pelo Tesouro para decidir quais passos tomar. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo