Bernanke promete ajuda se mercado precisar

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Ben Bernanke, afirmou que o Programa de Crédito a Termo de Títulos Lastreados em Ativos (Talf, na sigla em inglês) será estendido se os mercados ainda precisarem de sustentação. Na sessão de perguntas e respostas de seu depoimento semestral, Bernanke foi questionado pelo presidente do Comitê Bancário do Senado, Christopher Dodd (Democrata de Connecticut), sobre o fato de o Talf, criado pelo Fed para dar apoio ao mercado de securitização, não ter sido estendido recentemente juntamente com outros programas.

Bernanke notou que o Talf só terminará em 31 de dezembro. Dodd pediu que Bernanke anuncie qualquer decisão sobre a ampliação do programa o quanto antes para dar previsibilidade ao mercado.

Bernanke também pediu que os senadores fortaleçam o mandato do banco central para proteger os consumidores. “Acho que há passos que poderiam fortalecer o quadro institucional de forma a lidar com nossa preocupação legítima sobre o compromisso do Fed nesta área em particular”, afirmou. Embora admita que o Fed não agiu de forma suficientemente rápida ou agressiva nas questões de proteção ao consumidor no passado, Bernanke disse que o banco central mostrou recentemente capacidade e expertise nesta área. As informações são da Dow Jones.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.