Beppe Grillo pede renegociação da dívida da Itália

O ex-comediante Beppe Grillo, líder do Movimento Cinco Estrelas e aparentemente o único vencedor das eleições italianas da semana passada, deseja uma renegociação da dívida do país, de acordo com uma entrevista, neste sábado, à revista Focus.

“Vamos ser devastados – não pelo euro, mas pela nossa dívida”, disse ele. “Quando o pagamento de juros totalizar 100 bilhões de euros por ano, estaremos mortos”, afirmou, acrescentando que “não há alternativas”. Se as condições não mudarem, a Itália vai querer deixar o euro e voltar à lira, disse ele, segundo a revista.

A dívida soberana da Itália subiu para 127% do Produto Interno Bruto (PIB) no fim de 2012, de 120,8% do PIB em 2011 e de 106,1% do PIB em 2008, informou, na sexta-feira, o instituto nacional de estatísticas do país. As informações são da Dow Jones.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google