Bélgica deve fazer mais ? 2 bi em cortes, diz jornal

A Bélgica terá que encontrar um total adicional de 2 bilhões de euros em economias na revisão inicial do orçamento, segundo o jornal L’Echo, que citou uma cópia de um relatório interno do governo. O Comitê de Monitoração, agência do governo que elabora o relatório usado para calcular o orçamento do país, afirmou que será preciso cortar mais 1,5 bilhão de euros do orçamento federal para este ano, em consequência da piora nas perspectivas de crescimento econômico.

O comitê sugere um colchão adicional de 500 milhões de euros destinado a lidar com uma possível futura revisão para baixo nas perspectivas e uma possível queda no crescimento provocada pelos atuais cortes de gastos. O primeiro-ministro, Elio di Rupo, e um grupo de ministros se reunirão amanhã para discutir o relatório e dar um número final para os cortes no orçamento.

O Banco Nacional da Bélgica e a Comissão Europeia preveem que a economia do país terá contração de 0,1% no Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, uma mudança grande em relação à previsão contida no orçamento original de que a economia cresceria 0,8%. A Bélgica já determinou cortes de 11,3 bilhões de euros no orçamento de 2012, mas a União Europeia afirmou no mês passado que isso não é suficiente e um congelamento de 1,3 bilhão de euros em gastos foi decidido depois disso. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna