Belga cita “marolinha” e elogia Lula em conduzir crise

Para elogiar o Brasil e as medidas que o governo tomou no enfrentamento da crise financeira internacional deflagrada em setembro do ano passado, o primeiro-ministro belga Herman Van Rompuy incluiu no dicionário econômico a “marolinha” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O elogio e a citação da “minúscula onda” foram feitos no discurso de boas-vindas ao presidente Lula, no castelo de Val Duchesse.

“A crise financeira afetou todos nós, mas a força do seu sistema bancário, a capacidade do seu mercado interno e as medidas que seu governo tomou minimizaram o efeito no Brasil. E então o tsunami foi reduzido a uma ‘minúscula onda’, como você mesmo disse”, afirmou o primeiro-ministro Rompuy. Lula deu a declaração no final de 2008, afirmando que a crise financeira seria um tsunami nos EUA, mas chegaria como uma “marolinha” ao Brasil. Na época foi muito criticado, dentro e fora do País.

No embalo da descontração do encontro, Rompuy fez um pedido especial a Lula: apesar do futebol sem grandes estrelas, a Bélgica quer, junto com a Holanda, sediar a Copa do Mundo de 2018. “Seu apoio é muito importante para nós”, afirmou, dirigindo-se ao presidente que ganhou o direito de sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Rompuy fez o elogio à administração da crise no Brasil no rastro das preocupações com o tsunami que a crise provocará na Bélgica – a economia belga deverá encolher 4,4% neste ano -, além da retração no comércio mundial. Por isso o chefe de governo pediu ao presidente brasileiro que continue os esforços para que a rodada Doha, da Organização Mundial do Comércio (OMC), seja retomada e chegue a uma conclusão satisfatória. “Estamos ansiosos para que a Rodada dê resultados o mais cedo possível. Assim, eu lhe peço que continue seus esforços para persuadir todos os outros parceiros para que se chegue a um resultado favorável”, afirmou, lembrando, ainda, que a Bélgica, muito mais que o Brasil, depende do livre comércio internacional.

No discurso, o governo belga fez uma promessa: apoiar as pretensões brasileiras de uma cadeira no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.