O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, afirmou nesta quinta-feira que a instituição manterá os juros “em níveis atuais ou menores por tempo prolongado”. Segundo Draghi, o BCE encarregou comitês de avaliar opções para os programas de compras. Ele ainda ressaltou que o programa de compra de bônus vai até março de 2017 “ou além, se necessário”.

continua após a publicidade

Draghi disse que não foi discutida mais cedo uma ampliação no prazo do programa de compras de bônus – parte do mercado esperava para hoje o anúncio de uma extensão nessa iniciativa. De acordo com o dirigente, o BCE usará “todos os instrumentos, se necessário”, para atingir sua meta de apoiar a economia da zona do euro e impulsionar a inflação.

continua após a publicidade

Em entrevista coletiva após o BCE manter a política monetária, Draghi disse que será mantido um montante “muito substancial” de apoio monetário e que a instituição monitora os acontecimentos econômicos e nos mercados muito atentamente. A autoridade monetária advertiu que o cenário-base do BCE “está sujeito a riscos de baixa”. Para ele, a inflação está seguindo esse cenário até agora.

continua após a publicidade

Draghi disse esperar que o PIB real da zona do euro cresça de forma “moderada, mas constante”. De acordo com ele, porém, a recuperação deve ser comprometida pela demanda externa contida. Draghi pediu uma “intensificação substancial” das reformas estruturais na região da moeda comum e que o foco esteja em ações para aumentar a produtividade.

Em relação às projeções atualizadas do BCE, divulgadas nesta quinta-feira, Draghi afirmou que as mudanças feitas na comparação com as estimativas anteriores não são substanciais o suficiente para alterar o rumo da política.