BCE mantém taxa de juros inalterada em 1,0% ao ano

O Banco Central Europeu (BCE) manteve a taxa de juros de referência inalterada em 1,0% ao ano, como esperado. A instituição não forneceu imediatamente uma razão para a decisão, mas o presidente do banco, Jean-Claude Trichet, fará uma coletiva de imprensa às 11h30 (de Brasília). A grande maioria dos economistas acredita que o BCE não vai elevar sua principal taxa da política monetária no primeiro semestre deste ano.

Observadores esperam que Trichet confirme que a posição do BCE é apropriada e sinalize uma desativação gradual de sua política de injetar no mercado dinheiro do banco central. Trichet provavelmente vai pedir que os bancos usem generosos suportes do BCE e dos governos da zona do euro (grupo das 16 nações que adotam o euro como moeda) para impulsionarem sua base de capital e ampliarem os empréstimos para famílias e empresas mais uma vez.

Também é esperado que Trichet reitere as declarações de Joaquim Almunia, comissário europeu para Assuntos Econômicos e Monetários da União Europeia, que pediu ontem que certos membros do bloco europeu coloquem suas finanças em ordem – notadamente a Grécia. Trichet e outros dos 22 integrantes do conselho de governo do BCE têm destacado que a instituição não vai passar por cima de suas regras para ajudar um Estado da zona do euro, como a Grécia. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo