economia

BCE mantém juros, mas reitera que pode estender estímulos monetários

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu hoje manter suas taxas de juros inalteradas após reunião de política monetária, mas reiterou que poderá ampliar seus estímulos, caso haja necessidade.

Como previam analistas, a principal taxa do BCE, a de refinanciamento, utilizada em empréstimos regulares, permaneceu na mínima histórica de 0%. Já a taxa de depósitos ficou inalterada em -0,4%, o que significa que os bancos comerciais continuarão pagando para deixar recursos depositados no BCE.

O BCE também reafirmou que, por meio de seu programa de relaxamento quantitativo (QE, na sigla em inglês), continuará comprando até 60 bilhões de euros mensais em bônus até dezembro ou além disso, se preciso.

Caso a perspectiva da zona do euro piore, o BCE está disposto a ampliar o QE, segundo comunicado da instituição.

O BCE também voltou a dizer que os juros continuarão nos níveis atuais ou menores por “período prolongado” e que assim permanecerão “bem além” do fim do programa de QE.

A partir das 9h30 (de Brasília), o presidente do BCE, Mario Draghi, fala em coletiva para comentar a decisão de hoje. Fonte: Dow Jones Newswires.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.