BC prevê novo crescimento da economia do Paraná

Perspectivas positivas para a economia paranaense. Isto é o que demonstra o Boletim Regional do Banco Central do Brasil (BC), divulgado ontem em Curitiba. O documento é referente ao final do terceiro e início do quarto semestre do ano passado. O Paraná e a região Sul tiveram, em 2007, crescimento superior à média nacional e uma inflação menor do que o índice estabelecido para o Brasil. Diante disso, o ano foi considerado favorável. Além de um bom desempenho do agronegócio, o fator determinante para este panorama foi a expansão do crédito.

O Banco Central confia em um crescimento expressivo neste ano justamente por causa do consumo interno, revela o diretor de política econômica da instituição, Mário Mesquita. ?O principal sustentáculo será a demanda doméstica, baseada na expansão do crédito e no aumento da massa salarial real. Com a demanda doméstica liderando todo este processo, existe a tendência de a economia brasileira ser mais resistente à desaceleração da economia mundial?, afirma. O crédito já atingiu 34% do Produto Interno Bruto (PIB). Este índice deve aumentar e chegar perto dos patamares de outros países emergentes.

De acordo com Mesquita, ainda não é possível determinar qual será o impacto da instabilidade originada nos Estados Unidos. No entanto, o Brasil não pode adotar um discurso de total blindagem. ?Uma recessão nos Estados Unidos não é boa para ninguém. A incerteza ainda é grande e não há conhecimento pleno sobre qual intensidade os indicadores vão desacelerar. O País está melhor preparado do que no passado para lidar com choques externos, mas não estamos totalmente imunes?, explica. O panorama de reservas e câmbio flutuante dá mais confiança para um momento como este. ?A situação internacional está sendo monitorada com uma lupa?, enfatiza Mesquita.

Por enquanto, a perspectiva é muito boa. O boletim do BC cita que as vendas do comércio varejista do Paraná mantiveram o crescimento, com a trajetória de aumento iniciada no segundo semestre de 2006. Estas vendas cresceram 2,1% no trimestre encerrado em outubro em relação ao período entre maio e julho de 2007.

As vendas acumuladas entre janeiro e outubro do ano passado cresceram 7,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O aumento atingiu todos os segmentos, mas foram favorecidos os setores de veículos, motos, peças, móveis e eletrodomésticos.

Os resultados da produção industrial do Paraná foram surpreendentes, segundo o relatório. Interrompendo uma seqüência de resultados negativos iniciada em maio, a produção industrial teve incremento de 1,9% no trimestre encerrado em outubro, em relação ao período entre maio e julho. As expansões mais significativas aconteceram nos setores de veículos automotores, produtos alimentícios e impressão.

Inflação

O relatório do Banco Central ainda apontou que a inflação em Curitiba e na região metropolitana foi a menor entre as capitais de todo o País: 3,48% em 2007. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) da Grande Curitiba apresentou alta de 0,55% no trimestre encerrado em novembro. O bom desempenho de Curitiba foi impactado pelo melhor comportamento dos preços livres. Quanto aos preços administrados, o desempenho foi semelhante às outras regiões brasileiras.

O boletim do BC ainda mostrou que o emprego formal cresceu 1,5% no Paraná no trimestre encerrado em novembro.

Voltar ao topo