BC japonês mantém taxa de juros em 0,1% ao ano

O Banco do Japão (BOJ, banco central do país) manteve sua taxa básica de juros em 0,1% ao ano, deixando em suspenso os ajustes na política monetária, uma vez que se espera que a economia continue numa trilha de recuperação, apoiada por um robusto volume de exportações e por um aumento na demanda doméstica. Ao final de sua reunião de dois dias, o comitê de política monetária do BOJ decidiu por unanimidade manter a taxa no mesmo nível em que ela se encontra desde dezembro de 2008.

O BOJ também manteve sua avaliação conjuntural, dizendo que a economia do Japão “mostra sinais adicionais de recuperação moderada”. A avaliação foi preservada apesar de a pesquisa Tankan sobre o sentimento corporativo de junho, realizada pelo próprio banco e divulgada no início deste mês, ter mostrado que o sentimento entre as grandes indústrias ficou positivo pela primeira vez em dois anos.

Os analistas preveem que a economia japonesa perderá impulso, à medida que cresce o temor de que a crise da dívida soberana na Europa continue a assustar os mercados financeiros e possivelmente desacelere a economia global. Sob tais circunstâncias, também pode aumentar a pressão política para que o banco central intensifique sua atuação, dizem os analistas. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo