economia

BC: intervenções buscam prover liquidez e garantir bom funcionamento do mercado

O Banco Central afirmou nesta quinta-feira, 30, por meio de nota, que suas intervenções visam “prover liquidez e garantir o bom funcionamento do mercado cambial e, portanto, do regime de câmbio flutuante”. A instituição ofertou 30.000 contratos de swap cambial em leilão (US$ 1,5 bilhão). Deste total, a instituição vendeu 13.850 contratos (US$ 692,5 milhões). Este é o primeiro leilão de swap cambial que representa injeção de recursos novos no sistema desde 22 de junho.

“O regime de câmbio flutuante é a primeira linha de defesa. Os instrumentos cambiais utilizados pelo BC permitem que o regime de câmbio flutuante possa amortecer os choques da melhor forma”, disse o BC na nota. “A intensidade e a frequência das intervenções dependerão da dinâmica e das disfuncionalidades observadas no mercado.”

A instituição reiterou ainda que “sua atuação no mercado cambial é separada de sua política monetária, não havendo, portanto, relação mecânica entre a política monetária e os choques recentes”.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.