BC indica inflação convergindo para o centro da meta

O diretor de política econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Araújo, reiterou nesta quarta-feira, durante a divulgação do Boletim Regional Trimestral de abril, que a inflação está convergindo para o centro da meta para este ano, de 4,5%, e que isso deve continuar ao longo de 2012. Segundo ele, um dos fatores que vão contribuir para esse desempenho favorável do Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, são os preços das commodities. “Há dinâmica relativamente benigna nos preços das commodities”, disse.

Araújo apontou ainda que o BC projeta expansão de crédito de 15% neste ano. “Há expansão moderada do crédito no País”, comentou. Ele destacou que o nível de atividade apresenta tendência de aceleração no decorrer de 2012, embora tenha reconhecido que a economia mundial enfrenta um período de baixo crescimento generalizado. “Há alguns países em recessão”, afirmou.

Segundo Araújo, há riscos associados ao processo de desalavancagem nos principais blocos econômicos do planeta, o que destaca mudanças no padrão de crescimento de relevantes economias emergentes, e sugere expansão mais moderada de suas economias.