BC fixa em 8,5% meta ajustada de inflação para 2003

O Banco Central vai mirar uma inflação de 8,5% em 2003 para calibrar os juros básicos da economia. A meta ajustada, bem acima do teto inicial de 6,5%, tem por objetivo garantir o crescimento da economia neste ano. O novo objetivo de inflação está abaixo das estimativas do mercado, que prevê que os preços subam 11,19% em 2003. Ainda assim, economistas acreditam que o afrouxamento da meta permitirá ao Copom manter os juros ? atualmente em 25% ao ano ? na primeira reunião do governo Lula, que termina hoje.

O BC também fixou uma meta ajustada de 5,5% para 2004 ? acima do centro da meta inicial, de 3,75%, mas já dentro do limite de tolerância, que estabelecia o teto de 6,25% para o ano que vem.

As novas metas ajustadas foram divulgadas ontem na carta aberta do Banco Central, endereçada ao ministro Antônio Palocci, com os motivos pelos quais a meta de inflação não foi cumprida em 2002 ? o IPCA fechou o ano em 12,53%, mais de 7 pontos percentuais acima da meta.

Segundo o Banco Central, foram três os principais motivos do estouro da inflação no ano passado: a forte depreciação cambial, a evolução dos preços administrados e a deterioração das expectativas para a inflação.

Voltar ao topo