BC europeu mantém taxa de juros em 1% ao ano

O Banco Central Europeu (BCE) manteve sua taxa referencial de juros inalterada em 1% ao ano, como era esperado. Ainda nesta manhã, o presidente da instituição, Jean-Claude Trichet, dará entrevista coletiva para falar sobre o suporte aos bancos da região e o programa de compra de bônus governamentais.

Espera-se que Trichet anuncie que o BCE vai manter as medidas especiais de liquidez para atender à demanda total em suas operações semanais e mensais de refinanciamento, possivelmente mantendo também as operações trimestrais. Trichet também pode atender à demanda dos investidores e anunciar que o BCE vai aumentar as compras de bônus dos governos da zona do euro (que reúne os 16 países que adotam o euro como moeda). Mas o BCE não deve estabelecer uma meta formal. Até agora, a instituição já investiu 67 bilhões de euros em bônus da zona do euro.

O presidente do BCE também deve tentar disfarçar quaisquer tensões entre os 22 membros da diretoria do banco. Acredita-se que os presidentes de bancos centrais de países da periferia da zona do euro cobrem uma ajuda maior para os governos endividados do bloco, enquanto o presidente do banco central da Alemanha, Axel Weber, tem pedido publicamente que o BCE encerre seu programa de compra de bônus. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo