BC dos EUA quer manter inflação baixa

Nova York (Reuters) – A principal missão do Federal Reserve é manter a inflação sob controle, embora mais dados indicativos possam ajudar os formuladores de política monetária a lidar mais rapidamente com desacelerações econômicas, disse uma autoridade do banco central dos EUA nesta quinta-feira.

Respondendo a perguntas após um discurso, o presidente do Fed de Dallas, Richard Fisher, argumentou que a economia pode estar em um momento em que as quedas dos preços de energia devem tirar alguma pressão da inflação.

?É imprescindível que a ameaça inflacionária não saia do controle?, afirmou.

Fisher afirmou ainda temer que a falta de emprego em sua região do país possa pressionar os salários e conseqüentemente a inflação.

Ele expressou otimismo sobre as últimas leituras dos índices de inflação, mas afirmou que a taxa anual continua muito alta, alertando contra deixar a inflação tão acima da zona de conforto do Fed, entre 1 e 2 por cento.

?Existe alguma escassez e algumas pressões inflacionárias que estão se desenvolvendo em algumas áreas e que são uma preocupação para mim?, disse.

Voltar ao topo