BC diz estar atento a inadimplência em patamar elevado

O Banco Central avaliou nesta sexta-feira que a inadimplência se mantém praticamente estável em 2012, embora em patamar elevado. E que ela deve arrefecer mais à frente.

“Estamos atentos, principalmente nesse patamar ainda alto, mas a expectativa é de que, com o crescimento e a geração de emprego e renda, ela se acomode e reverta lá na frente”, disse o chefe do Departamento Econômico do Banco Central (BC), Tulio Maciel.

Segundo Maciel, a inadimplência cresceu ao longo de 2011 associada à “safra” de crédito de 2010, e alcançou patamar mais elevado, mas tem se mantido estável. “De janeiro para cá, está praticamente estável. Oscilou mais em 2011, com uma tendência de alta. Agora, a tendência de alta se mostra menos intensa. Já observamos relativa estabilidade, com oscilações marginais, como neste mês”, disse.

Maciel destacou que os bancos têm assumindo postura de cautela na concessão de novos empréstimos, com maior seletividade desde o ano passado, e que parte disso impactou no ritmo de crescimento do crédito, que ficou mais lento.